sexta-feira, dezembro 9

Malta


No primeiro ano que trabalhei de navio fazendo o mediterrâneo tive a honra de conhecer por algumas horas a fabulosa e medieval Ilha de Malta, localizada no Mediterrâneo entre a Sicília e a Tunísia

A Ilha oficialmente Republica de Malta com sua capital Valeta abrange uma área terrestre de 316 quilômetros quadrados e tem como principal idioma o Maltês e o Inglês, considerado um dos menores países da Europa porém um dos mais habitados.

Um lugar que como conta sua vasta história era habitada milênios antes da construção das pirâmides de Gizé no Egito. Esse lugar me deixou encantada com sua arte e arquitetura. Você respira um ar medieval por todos os lados. Existem  muitas fortificações, principalmente na região do porto da capital La Valetta, considerada a primeira cidade militar européia e antiga residência da Ordem Monástica dos Cavaleiros de Malta. Na entrada do porto existem várias construções em estilo barroco onde estão lojas, bares e restaurantes famosos acolhendo os navegantes e aventureiros que por ali passam.

Como professora de arte não poderia deixar de exaltar o momento em que visitei o lugar onde esta o famoso quadro Degolação de Baptista (1608) do pintor italiano Caravaggio, que teve uma breve passagem pela Ilha, esse passeio não pode faltar no seu roteiro caso vá para Malta. O quadro esta na Co-Catedral  de San Juan(Denomina-se co-catedral ou concatedral ao edifício religioso com rango de catedral que compartilha a sede episcopal com outro templo catedralício - fonte wikpedia).seu estilo Rococó-Barroco possui uma fachada central que é destacada por uma pequena varanda que o Grande Mestre da Ordem dos Cavaleiros fazia sua apresentação para o povo que aguardava. O teto foi pintado pelo artista italiano Mattia Prete que levou  5 anos para finalizar e não poderia de esquecer de uma detalhe.....no chão existem umas 400 tumbas funerárias construídas em mármore que abrigam os restos mortais das famílias dos nobres e cavaleiros.

Bem na frente da Catedral está situado o Palácio da Justiça, construído nos anos 50 no pós guerra e alguns quarteirões mais a frente esta o Palácio do Grande Mestre, atual sede do governo de Malta. Neste prédio existe um museu com uma das maiores coleções de armas e armaduras do gênero no mundo. Para quem gosta de armaduras vale a pena a visita.

Os carros usam a mão inglesa.

vista da cidade do navio e suas fortificações

um passeio em uma vinícola

Co-Catedral de San Juan



Co-Catedral de San Juan

detalhes riquissimos

Imagem de uma das tumbas dos cavaleiros

San Jeronimo - 

Degolação de Baptista (1608) - Catedral da Valletta.

2 comentários:

  1. Amiga! Vc é uma super mulher mesmo! Super mãe, super profissional, super culta, super amiga... Que orgulho de vc! Nao sei como vc arruma tempo para fazer tanta coisa! Parabéns pelo blog! Estou adorando e eu sempre aprendo mto com vc! Já te disse uma vez e repito: vc é um ser de luz, que ilumina a todos ao seu redor. Espero que quem visite o seu blog possa sentir um pouco dessa mulher inteligente e especial que vc época!!! Beijos Mari Santoro

    ResponderExcluir
  2. Adri... PARABENS PELA INICIATIVA!!!!
    Super admirando você! Algumas das palavras ditas acima, faço-as minha. SUper mulher você hein!!! =)
    E estou "viajando" nas fotos novamente, além de aprender um pouco mais da história de onde pude estar também!
    Parabens!!!! BJssss

    ResponderExcluir